Estudo mostra que as mulheres são mais propensas a rugas faciais do que homens



Um novo estudo publicado em dezembro na Aesthetic Surgery Journal (ASJ) sugere que a diferença de gênero é responsável por mais rugas na pele perioral (pele em torno da boca) em mulheres do que em homens. O estudo, foi conduzido por uma equipe de cirurgiões plásticos da Holanda.

"O objetivo deste estudo é a obtenção de uma nova visão sobre a percepção de que as mulheres adquirem rugas mais cedo e mais severamente do que os homens", disse a autora principal do estudo, Dra Emma C. Paes, do Departamento de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e de Cirurgia das Mãos no Centro Médico da Universidade de Utrecht, Holanda. "Se entendermos as razões para as diferenças de rugas entre mulheres e homens, então, poderemos ser capazes de desenvolver as melhores estratégias para o tratamento de rugas perioral". O estudo constatou que todos os seguintes fatores podem estar contribuindo para a presença de mais rugas perioral nas mulheres:

- Pele perioral das mulheres contém menos glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas (glândulas microscópicas na pele que produzem uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar a pele e os cabelos), o que poderia influenciar o preenchimento natural da pele.

- Pele perioral das mulheres contém menos vasos sanguíneos e, portanto, é menos vascularizada se comparadas aos homens, o que poderia acelerar o desenvolvimento de rugas.

- Nas mulheres, a maior inserção das fibras musculares em torno do orifício da boca para a pele pode causar uma tração para dentro, criando rugas mais profundas.

"Achamos que é importante considerar as razões pelas quais um tratamento particular pode ou não ser eficaz", disse Paes. "Às vezes temos que voltar para o básico em vez de apenas seguir em frente. No final, ter mais conhecimentos básicos sobre um problema pode acelerar o processo de encontrar a solução certa. "
::
Os tratamentos atuais para rugas perioral incluem o uso de laser, injeções de toxina botulínica e preenchimentos injetáveis, bem como métodos mais antigos, como dermoabrasão e peelings químicos. Apesar destas muitas opções, a eficácia do tratamento de rugas na região perioral continua a ser um problema desafiador.
::
Sempre é bom lembrar que tanto a indicação quanto a aplicação devem ser feitas por médicos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário